PALCO DE APRESENTAÇÕES

Confira abaixo a grade de apresentações do Palco ForMóbile, um espaço onde todos os visitante poderão conhecer de perto todas as novidades, tendências, experiências e inovações do setor moveleiro, através de palestras com principais nomes do setor!

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Não basta apenas ter uma boa produção, também é preciso ser um bom gestor. Sob esse prisma, Márcio Irineu, do canal Profissão Marceneiro, vai detalhar dois aspectos de grande importância para o sucesso de qualquer negócio: “Como fazer um bom contrato” (garantias, jurídico, pagamentos, prazo, direitos, deveres etc) e “Como gerir equipes” (contratação, tarefas, contratos e exemplos práticos de atuação).

Laercio Comar, CEO na AddeMonitor, analisa os principais movimentos do mercado e vai compartilhar informações econômicas, dados consolidados e indicadores totalmente focados na indústria do mobiliário. De forma didática, esses números são determinantes para que qualquer industrial consiga enxergar possibilidades produtivas, além de revisar suas ações comerciais.    

Como o design de mobiliário busca novos caminhos e soluções para acompanhar as mudanças de uso e ocupação dos  espaços? Diante de pesquisas, problemáticas e questionamentos, os palestrante irão trazer pensamentos e observações do mercado de mobiliário e novas materialidades adaptadas a realidades sociais pós pandemia. A palestra vai elucidar pontos interessantes dentro deste universo e não entregar respostas prontas diante de ambientes tão voláteis.

Transformação digital, consumidor empoderado e a necessidade de adotar novas ações comerciais e de marketing. Com esse cenário, pode ser difícil entender a melhor forma de obter sucesso na venda de móveis. Qual estratégia usar? Quais abordagens fazer? Como o mercado está operando? Nesta palestra, Carlos Bessa, CEO da plataforma de conteúdo Setor Moveleiro, dá dicas fundamentais para enfrentar esse cenário. 

Aumentar a produtividade da fábrica é o desejo de inúmeros proprietários de marcenaria. Mas, é preciso ter cuidado para não cair em “armadilhas”. Consultor e especialista em móveis sob medida, Fernando Imazu promete tirar os profissionais da zona de conforto e mostrar como fazer ações e investimentos inteligentes, mas também como aprender algo com os erros que já cometeu.  

Há mudança e uma abertura maior para mulheres no universo da marcenaria? Qual é o tipo de trabalho que mais aparece? Preconceitos? Perfil dos clientes? Há reconhecimento do mercado? Para responder todas questões e compartilhar suas histórias de empreendedorismo, a ForMóbile promove um bate-papo com Fernanda Barreto, da Oficina UmaUma, e Letícia Piagentini e Fernanda Amaral, as Lumberjills. É dia 6 de julho, às 13h, no palco principal da ForMóbile

Dona do maior canal de arquitetura do YouTube no Brasil, a arquiteta Patricia Pomerantzeff (Doma Arquitetura) vai compartilhar sua visão das principais novidades apresentadas no Salone del Mobile Milano, que entrega as futuras tendências que serão hit no mundo do design e do mobiliário. É arquitetura + arte + design. 

Os gatilhos mentais são estímulos que agem diretamente no cérebro dos consumidores. Bem aplicados, eles são capazes de provocar uma reação, como o estímulo de compra. Por isso, viraram alvo dos profissionais de marketing e vendas, e podem fazer parte da estratégia da sua marcenaria. Para compreender essa técnica, o consultor Fernando Imazu via compartilhar dicas de como persuadir as pessoas e convencê-las a tomar uma decisão favorável ao seu orçamento. 

Unir a realidade virtual e interação social para inovar a experiência online do seu cliente. Em resumo, esse é o conceito do metaverso, que será tema da fala de Pedro Bocchese, diretor da Núcleo Sistemas, durante a ForMóbile 2022. Além de conceituar e demonstrar a aplicabilidade do metaverso na indústria moveleira, Pedro também vai apresentar exemplos do que as empresas já estão realizando e como estão se diferenciando no mercado de experiências imersivas. 

Consultora e marceneira por formação, Paula Dutra vai detalhar como a gestão financeira é determinante para o sucesso da marcenaria. Sócia da Sistema FLEP, ao lado de Fernando Belchior e outras profissionais, ela vai explicar passo a passo como realizar orçamentos corretos e trabalhar para ter lucro. “Precificar da forma correta garante orçamentos mais rápidos e precisos, melhora a gestão e a saúde financeira da marcenaria”, diz Paula Dutra.  

Você sabe como encantar o cliente? Conquistar a atenção do consumidor ideal, criar relacionamento, engajar e fechar negócio: todo esse processo pode ser potencializado com um bom trabalho de atendimento e pós-venda, e será tema da palestra de Valci Goulart. Especialista em vendas, designer e sócio diretor da Otimize Marcenaria, ele vai compartilhar dicas de como encantar clientes a partir de um atendimento excepcional (e de um bom projeto!). 

Entender em qual patamar está a sua marcenaria é a melhor maneira de visualizar como crescer de forma saudável, sem comprometer o futuro e as finanças da sua empresa. Essa avaliação, inclusive, é de grande importância antes de adquirir novas máquinas e equipamentos. Para Marcio Irineu, do canal Profissão Marceneiro, existem 3 níveis de crescimento e ele vai abordar qual é a hora certa de investir e quais máquinas priorizar.

O Brasil tem potencial para competir com tecnologia de ponta? E quem lidera a revolução tecnológica que está invadindo o setor moveleiro? Vasco Martins, consultor especializado em chão de fábrica e assessor empresarial para algumas das principais indústrias de móveis seriados do País, vai detalhar quais são as novas tendências em maquinários e suprimentos, o nível de maturidade da indústria nacional e como está se desenvolvendo o ecossistema de tecnologia para a produção de mobiliário. 

Consultor empresarial desde 2006 e mentor em ações do Sebrae, Anderson Rios vai abordar a importância de analisar cada setor da marcenaria, da parte fabril até a gestão comercial, para mapear os processos que impedem as empresas de ter uma estrutura produtiva e lucrativa. “É preciso descobrir quais processos internos não estão bem definidos e quais são os fatores responsáveis por travar o desenvolvimento do negócio. Essas falhas podem ocorrer na compra de matéria-prima, no setup de máquinas ou até no modelo de atendimento.”  

Funcionária por oito anos até abrir a sua própria marcenaria, a arquiteta Rita de Cássia era a “faz tudo”: vendia, projetava, comprava material e acompanhava a obra até a entrega. Hoje, é sócia da Marcenaria Staleiro, uma das maiores marcenarias de alto luxo do Mato Grosso do Sul, e faz uso das redes sociais para mentorar outros marceneiros. Na sua palestra, vai detalhar como promoveu a evolução da sua empresa ao longo de uma década e da sua pessoa como empresária. 

Análise de produtos, fotografias, redes sociais, publicações especializadas, feiras, exposições de arte, reuniões, projetos de clientes, etc. São inúmeras as fontes de inspirações e referências que podemos coletar para estruturar ideias para um projeto de arquitetura ou de interiores. Mas como organizar esse repertório criativo, cruzar referências e aplicar no seu dia a dia? É o que vamos descobrir na palestra de Maurício Siqueira, CEO da Casacor Ribeirão Preto e fundador da Siq Marketing.  

Você já se questionou sobre o índice de orçamentos rejeitados ou sem respostas na sua marcenaria? Se essa é uma preocupação, saiba que existem ações para você aumentar a taxa de retorno e taxa de fechamento de vendas. Consultor e especialista em móveis sob medida, Fernando Imazu vai compartilhar como criar filtros, encaminhar a negociação, mas, principalmente, fazer com que o cliente tenha compromisso com a sua marcenaria. 

A diversidade de espécies nativas da mata amazônica, é o desafio, e a maior motivador para todo designer de mobiliário. Trabalhar com madeira maciça nativa, sempre teve suas dificuldades, e hoje quais são os desafios de jovens designers tentando trabalhar com o material tipicamente brasileiro? Quais os gargalos do mercado e quais desafios que o designer enfrenta?

A fabricação de mobiliário, um dos importantes seguimentos da indústria nacional, tem demonstrado força no mercado – mesmo diante da concorrência internacional, mudanças estruturais no comércio e na evolução do consumo. Contudo, qual é o cenário atual e as perspectivas para se manter relevante no cenário interno e no mercado de exportações? Saiba tudo no painel comandado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). A análise desses dados é essencial para os empresários identificarem oportunidades de crescimento.

Em uma tradução literal, overdelivery significa entrega além do esperado. Ou seja, é a prática de superar as expectativas do seu cliente. Essa estratégia está presente nos mínimos detalhes, são mimos e gestos que reforçam: “nossa empresa se importa e cuida dos seus clientes”. Mas ela é viável na marcenaria? Para o consultor Fernando Imazu ela pode e deve ser um diferencial na experiência de encantar os clientes. Confira todo os detalhes na palestra e descubra como estabelecer uma entrega de valor para o seu público.

Não existe mais competição local. Não importa onde sua empresa esteja, estamos sempre competindo globalmente, como já dizia Peter Drucker (considerado o pai da administração moderna). Com isso, vários aspectos devem ser entrelaçados para permitir uma competição saudável, onde o cliente deve sair ganhando. A palestra de Mauro Andreassa, professor e consultor de qualidade, trata exatamente de como promover o melhor do conhecimento técnico, das máquinas e, principalmente, do seu pessoal.

Marceneiros e arquitetos trabalhando juntos, visando a satisfação do cliente. Sim, isso é possível e essencial para ambos. Basta estabelecer uma parceria onde estejam contemplados todos os requisitos estéticos da arquitetura em conjunto com o sistema construtivo da marcenaria. Mas se você tem dúvidas sobre esse processo e deseja conquistar parcerias sólidas com arquitetos e designers de interiores, confirme presença na palestra de Valci Goulart, do canal Marcenaria de Sucesso, na ForMóbile. Ele vai compartilhar seu conhecimento e orientar para mudanças que podem beneficiar seu negócio.