Com projeto assinado pelos arquitetos Josiane Flores e Mauricio Pickler, Santa Luzia apresenta soluções sustentáveis e inovações para o mercado Moveleiro na ForMóbile 2022

Empresa transforma resíduos plásticos em materiais inteligentes para a construção 

Referência em soluções sustentáveis para a construção, a Indústria Santa Luzia apresenta seus lançamentos em perfis decorativos e revestimentos ecológicos na Formobile 2022, que acontece de 5 a 8 de Julho, no São Paulo Expo. Com estande de 25m², assinado pelos arquitetos Josiane Flores e Mauricio Pickler a empresa irá apresentar soluções sustentáveis e inovadoras para o mercado moveleiro em sua primeira participação na feira. 

Utilizando da expertise no desenvolvimento de soluções inovadoras e no manuseio de resíduos de poliestireno expandido (EPS, popularmente conhecido pela marca Isopor®), além da madeira plástica (WPC) e o pinus proveniente de reflorestamento, a Santa Luzia adiciona em seu portfólio novidades em revestimentos, boiseries, rodapés e painéis ripados. 
 
Coleção Multilinha  
Os ripados que continuam gerando inúmeras aplicações incríveis, seja em móveis, divisórias e paredes possuem agora uma alternativa sustentável com um novo lançamento, dentro da Coleção Multilinha.  

Composta por barras estreitas e alongadas de plástico reciclado ou madeira pinus de reflorestamento, é uma coleção que casa bem com diversos ambientes e ainda pode ser aplicada tanto na vertical quanto na horizontal. Os perfis de poliestireno reciclado são divididos entre ripas, filetes e três modelos de ripados de encaixe, todos com 2,8 metros.

Porém, a atenção da vez está na nova adição da Coleção, o Ripado de 105 mm que garante maior agilidade na instalação do painel ripado e uma cobertura de superfícies muito mais rápida. Com duas cores amadeiradas novas, a cartela da Multilinha totaliza agora 16 opções de cores, desde o clássico P&B, os cinzas neutros (glacial e titanium), metalizados (ouro, prata, cobre, oxi ouro, oxi prata e oxi ouro rosê) e amadeirados (cumaru, curupixá, ipê escuro, ébano, freijó e cipres). 

Completando a família estão os já conhecidos ripas e filetes (produtos com espessuras diferentes), cujo principal destaque está na possibilidade de se usar cada versão isoladamente, ou intercalar ripas e filetes para tirar proveito desta diferença de tamanho e assim criar uma superfície fluída e elegante, ou uma explosão de cores e texturas diferenciadas. Caso a praticidade seja o caminho escolhido, você pode também optar por outras duas opções de tamanho do ripado de encaixe: 55 ou 75 mm, ambos com 16 mm de espessura. Já as barras de madeira pinus de reflorestamento também medem 2,8 metros, mas possuem altura e espessura diferenciados em relação aos modelos de plástico reciclado: 28 x 50 mm, 28 x 28 mm e 28 x 14 mm. A tonalidade clara natural do pinus traz o charme da madeira natural e ajuda a ‘suavizar’ a paleta de ambientes mais carregados em cores vivas. 
 
Boiseries & Rodameios  
Além dos já conhecidos rodapés, rodatetos, guarnições, sócalos e rosetas, a Santa Luzia conta agora com uma linha exclusiva de Boiseries & Rodameios. São 11 novos perfis com detalhes arredondados e orgânicos, de 2,4 metros de comprimento, para diferentes tipos de composições atemporais. O conjunto é formado por três perfis de meia curva e dois perfis arredondados, acabamentos de rodapé e cantoneiras. Completam as novidades os perfis de borda arredondada e meia cana, com uma opção cada. 

Falando em lançamentos, ficou ainda mais fácil criar com o novo formato dos Boiseries, composta por peças únicas pré-fabricadas, já acabadas e cortadas, ou seja, prontas para instalar. São 16 opções de boiseries: 30x80, 60x70, 60x80 e 60x90 cm, em quatro tipo de acabamento que vão desde os clássicos, aos minimalistas orgânicos. 
 
Coleção Neo 
Suspenso, invertido ou negativo são alguns dos nomes que você certamente vai encontrar para uma aplicação de rodapé ainda pouco usual nas casas e apartamentos brasileiros, mas que tem sido cada vez mais procurada por profissionais e apaixonados por arquitetura e design de interiores. A maior procura por esse modelo se deve, principalmente, por ser uma proposta diferente para o visual das paredes e que pode agregar muito valor ao visual dos ambientes. Assim, é possível criar composições que agradam e surpreendem.

E hoje a Santa Luzia já oferece uma solução a esta procura, trata-se da Coleção Neo, linha de perfis e acessórios decorativos de alumínio que, entre outras aplicações, possui dois tipos de rodapés desenvolvidos especialmente para esse modelo de instalação. Assinados pelo renomado arquiteto Ricardo Rossi, o Rodapé Inverso está disponível em duas cores (preto e branco) em perfis de alumínio com 3 metros de comprimento, 62 mm de altura total, 30 mm de altura visível, 14 mm de profundidade e apenas 1 mm de espessura, medidas que proporcionam uma delicada e discreta intervenção estrutural. 

A grande sacada dos rodapés invertidos da coleção é o design das barras exclusivo para essa finalidade, colocando um fim às improvisações. Além da base para encaixe ao fundo do recorte da parede, este rodapé possui uma pequena projeção frontal de forma a criar duas cavidades, uma para receber fitas de LED e a outra para o encaixe na parede, protegendo a extremidade dela. 

Pensando longe, já na procura de opções do próprio LED, a empresa ainda agregou em seu portfólio um kit feito especialmente para esse fim, o Kit Iluminação Coleção Neo. Composto por três acessórios: fonte para alimentação da fita LED, fita de iluminação LED com dois rolos de 5 metros e caixa de passagem, é a solução perfeita com a possibilidade de duas opções de cores para iluminação (branca e amarela). 
 
Coleção Chevron 
A Coleção Chevron proporciona novas possibilidades de paginação em paredes internas, desde as tradicionais composições em ziguezague como a seta e a flecha, até as mais modernas como a diagonal, desalinhada e espinha de peixe. Disponíveis em dez modelos, as peças de 350 x 70 mm e 9 mm de espessura estão divididas entre superfície lisa e frisada. Os revestimentos lisos podem ser encontrados na versão preta, rupestre, cinza, branco e algodão egípcio. Os frisados estão disponíveis na cor branca, que possuem detalhe em cor no friso que pode ser branco, ouro ou cobre, e nas cores cinza e rupestre com frisos na mesma cor. 
 
Wood Panel 
A Coleção Wood Panel é composta por placas de madeira extraídas a partir de pinus reflorestado pela marca. As chapas de 600 x 135 mm e 7 mm de espessura podem ser instaladas com a Fita Dupla Face e Super Adesivo Santa Luzia, o que torna a aplicação fácil e divertida. A novidade pode ser usada para revestir paredes inteiras, além de ajudar a criar painéis de TV, lambris e cabeceiras de cama. Disponíveis nas cores azul, branco, preto, castanho e castanho claro e escuro. 
 
Linha Ecodeck 
A Linha Ecodeck foi revitalizada, passando a contemplar os formatos Mini e Maxi para variar a largura das réguas – 58 ou 125 mm em barras de 2,4 metros e 24 mm de espessura. O espaçamento entre as barras foi reduzido a 3 mm, reduzindo possíveis danos aos calcados de salto fino. Fabricados em WPC, material também conhecido como madeira plástica, os produtos estão disponíveis na marcante cor imbuia para aplicações em áreas externas e internas, sobretudo na área da piscina. 
 
Coleção Six 
Tendência no mercado de revestimentos, o hexágono é uma das formas mais vistas na natureza. No século 19, o favo de mel já despertava a atenção do evolucionista Charles Darwin pela engenhosidade das abelhas, que economizavam cera e esforço das operárias ao construir seu estoque. 

A forma inspirou os mais diversos tipos de criações, em especial nos materiais de construção. Pastilhas hexagonais marcaram época em casas e apartamentos antigos, formando pequenas desenhos (flores, principalmente) em cozinhas, salas e banheiros.  Resgatando a tendência do formato com os princípios sustentáveis tão necessários na atualidade, a Santa Luzia apresenta a coleção Six. Leves e de fácil instalação, as peças apresentam suave inclinação entre os losangos que “formam” o hexágono, criando um relevo que quebra a monotonia das paredes.

Cada unidade mede 130×150 mm e tem espessura de 11 mm. Além das sólidas opções em branco e preto, há ainda as versões em ouro e ouro rosê, agregando ao portfólio outra tendência – o visual metalizado. Além das novas cores cinza elefante, cinza glacial, grafite e rupestre. 
 
Coleção Clinicus 
Criados para apoiar as necessidades específicas da área da saúde, os rodapés Clinicus possuem geometria que facilita a limpeza e evita o acúmulo de sujeiras ou resíduos impróprios para os ambientes ambulatoriais. A coleção, que será lançada com exclusividade na Revestir, traz soluções metálicas e tecnológicas, desenvolvidas com o propósito de criar acabamentos ultra resistentes, trazendo inovação para os projetos e soluções para problemas contemporâneos.

Com design elegante, higiênico e resistente, o rodapé Clinicus é ideal para hospitais, clínicas, consultórios, centros de estética e laboratórios. Tem medidas 60mm x 10mm x 3000 mm (altura x largura x comprimento). 
 
Sobre a Santa Luzia 
Fundada em 1942 por João Effting, a Santa Luzia começou como uma pequena fábrica de espelhos em Braço do Norte-SC. Ao passar a fabricar as molduras para os espelhos, a empresa cresceu aceleradamente até revolucionar sua produção de perfis decorativos, revestimentos e acessórios em 2002, ao trocar 96% da matéria-prima inicial, madeira, pela reciclagem de resíduos plásticos como poliestireno expandido.  

Maior parque industrial moldureiro da América do Sul, a Santa Luzia tem produtos comercializados em 4 mil pontos de venda em mais de 500 cidades pelo país. Atualmente, exporta cerca de 10% da produção para países como Estados Unidos, Japão, Dubai, Argentina, Uruguai e Chile. 
 
Kely Pilon 
Gerente de Marketing e Relacionamento 

[email protected]  
+55 11 9 8702 1572