Volume de negócios gerados na ForMóbile indica retomada do setor moveleiro já neste semestre

Principal feira da indústria de móveis da América Latina reuniu 650 marcas expositoras de mais de 30 países, 58 mil visitantes e muitos lançamentos em ferragens, acessórios, maquinários e matérias-primas; móveis híbridos, culto à natureza e rusticidade despontam como principais destaques do segmento.

Com um público altamente qualificado e otimista com a expectativa de retomada do setor já nos próximos meses, a 7ª edição da ForMóbile – 7ª Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis, reuniu no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, 650 marcas expositoras de mais de 30 países, 58 mil visitantes e muitos lançamentos em ferragens, acessórios, maquinários e matérias-primas. O volume de negócios gerados durante os quatro dias de feira revela que o mercado moveleiro não só vive uma fase de recuperação, como de ampliação das vendas.

Boa parte desta retomada deve ser impulsionada pelos móveis híbridos, conhecidos também como multifuncionais. "Com o aumento da procura por apartamentos compactos, praticidade e comodidade passaram a ser itens obrigatórios na concepção do móvel. Para conseguir aproveitar todos os centímetros possíveis, as fábricas de móveis precisam de recursos, inspiração conceitual e ferragens adequadas. Este foi um dos motes desta edição da ForMóbile. Tanto as marcas quanto nós, da organização, buscamos oferecer o máximo de informações, palestras, produtos e novidades com foco nesta demanda", explica Liliane Bortoluci, diretora da feira.

Agregar valor estético ao mobiliário também esteve entre os temas mais recorrentes no evento. ODia do Acrílico, em parceria com o Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico, oDesign Forum Móveis, organizado pela Siq Marketing, que contou com mais de 16 palestras e debates, a Mostra de Tecidos DECORHABIT e algumas apresentações como a do designer Marcelo Rosenbaum, apontaram os caminhos e tendências para a diferenciação dos móveis, desde a criação da peça, até o acabamento, cores, texturas e materiais aplicados. Culto à natureza, brasilidade e o aspecto rústico da madeira e do linho revelaram-se como as grandes apostas do setor.

Para os pequenos empresários, a Feira também dedicou um dia inteiro para a qualificação profissional, com o apoio do Sebrae-SP e a Rede Social Marcenaria Sustentável. Os visitantes também puderam participar da ForMar – Feira da Revenda e Marcenaria, que aconteceu simultaneamente à ForMóbile.

Foi também durante a feira que a promotora Informa Exhibitions anunciou que o evento terá casa nova em 2018. A próxima edição da ForMóbile acontece no São Paulo Expo, maior e mais moderno centro de exposições do Brasil. Outra novidade é a nova marca, que se moderniza para transmitir o conceito de equilíbrio.

Satisfação dos expositores

Termômetro da economia e indicador de níveis de investimento para outros mercados, o setor moveleiro esteve amplamente representado na ForMóbile, considerado o principal evento de negócios para a indústria de móveis da América Latina. Confira a seguir alguns depoimentos de expositores que participaram da 7ª edição:

Clientes da América Latina

"A feira foi sensacional, superou nossas expectativas. Por ser localizada em São Paulo, facilitou a visita de muitos clientes do Brasil e do exterior, principalmente da América Latina".João Casemiro, Gerente de Marketing da Arauco

Feira atrai decoradores e arquitetos

"Acreditamos que o estande da Arauco na ForMóbile foi um sucesso, atraindo o público geral e também muitos arquitetos e decoradores, o que nos surpreendeu. Esta Feira é essencial para reforçar a imagem da marca e fortalecer o relacionamento para futuros negócios. Lançamos cinco padrões, com muita originalidade, propondo uma experiência única ao visitante". Andrea Correa, Supervisora de Marketing e Produtos da Berneck.

Público qualificado

"O público que frequentou a feira é bem qualificado e interessado, pudemos ficar mais próximos dos nossos clientes e aprendemos com eles também. Participar da feira foi muito positivo para nossas marcas". Bruna Pinheiro, Analista Trade Marketing da Bosch.

Pesquisa com os visitantes

"A qualidade dos visitantes aumentou e isso é muito importante para nós. Nosso movimento aumentou também e aproveitamos essa oportunidade para fazer uma pesquisa com hashtag com os visitantes para identificar as linhas com maior aceitação". Laís Vidal, Analista de Marketing da Duratex.

Visitantes interessados em novas soluções

"O número de visitantes no nosso estande aumentou apesar da crise. O público foi bem selecionado, com interesse por novas soluções, tecnologias e preços mais acessíveis. A feira foi extremamente positiva para nós e para os clientes". Tatiana Burgo, Coordenador de Marketing da FGTN Brasil.

Estandes mais conceituais e convidativos

"Já estamos na ForMóbile há sete edições, dessa forma pudemos acompanhar o nosso desenvolvimento, o do setor e da própria ForMóbile. Este ano os estandes foram mais conceituais e convidativos. Decidirmos deixar nosso espaço aberto para atrair o público. Apresentamos 8 padrões novos, 5 lisos e 3 madeirados e foi um sucesso". Eunice Monteiro, Gerente de Marketing da Formica.

Novos negócios"Ficamos muito satisfeitos com a feira e com a organização. Recebemos um grande número de visita de clientes e fechamos novos negócios".Luiz Morales, Gerente de Negócios da Frisokar

Volume de vendas mostra setor mais confiante

"Nossa visitação foi muito maior do que esperávamos. Sentimos que o setor está mais otimista e confiante e isso refletiu nos negócios, pois fechamos muitas vendas, principalmente de máquinas de pequeno e médio porte". Antonio Valentin Verzenhassi, Gerente Geral da Giben.

Ambiente para estreitar relacionamento e ampliar carteira de clientes

"A feira foi positiva, com público bem qualificado. Pudemos aproveitar o espaço de 330m² para apresentar 20 lançamentos, inovação, solução, tecnologia e novas tendências do mercado moveleiro. Recebemos a visita de parceiros e fizemos novos contatos, estreitando o relacionamento com o cliente". Victor Hassan, Analista de Marketing da Häfele.

Visitação e vendas indicam que o setor entrou na fase da retomada

"Tivemos o estande cheio todos os dias, com um alto número de marceneiros e clientes industriais. Quem visitou a Feira, veio com a intenção de fechar negócios, o que indica que o setor já entrou na fase da retomada. Alcançamos nossos objetivos de vendas, visitação e novos clientes". Marlise Rabuske, Executiva de Marketing.

Oportunidade para mostrar lançamentos

"A feira foi boa para divulgar nossos lançamentos. Atendemos muitos clientes, principalmente do exterior". Claudia Gonçalves, Gerente Comercial da J. Serrano.

Feedback positivo

"A ForMóbile foi muito positiva para nós, o nosso stand aberto convidou o público a conhecer nossa marca. Todos os feedbacks que recebemos foram extremamente positivos, principalmente em relação aos três painéis lançados em parceria com o Marcelo Rosenbaum, que já são um sucesso!". Graziela Gomes, Coordenadora de Trade da Masisa.

Visitante busca informação

"A Feira nos serviu tanto para fortalecer relacionamento, quanto para expandir nossa carteira de clientes. Tivemos a possibilidade de mostrar todo o nosso portfólio e explicar a utilização de cada produto – e isso é muito importante para o marceneiro. Esse tipo de visitante busca informação, detalhes de aplicação e viemos preparados para atender essa demanda". Rui Paulo Pereira Júnior, Gerente de Marketing da Almata.

Retomada de clientes

"Sentimos que o público que frequentou a feira foi mais direcionado a nossa área de atuação, o que gerou uma retomada boa de clientes. Em termos de expectativa de negócio, foi muito positivo para nós, os clientes fecharam e fizeram orçamentos". Felipe Maciel, Diretor Comercial de Marketing da Promob.

1.400 visitantes cadastrados em um único dia

"A visitação superou nossa meta, em um dia, por exemplo, tivemos 1.400 visitantes cadastrados. O público está mais qualificado e existem menos curiosos. Nosso principal destaque foi a linha de superfícies alternativas ao vidro, pedra e laca". Rafael Navarro, gerente de comunicação da Rehau.

Alta movimentação de clientes de outros estados

"A ForMóbile 2016 superou nossa expectativa. Houve muita rotatividade de clientes no nosso estande. No primeiro dia, recebemos muitos clientes fixos, já o segundo e o terceiro dia foram mais movimentados, com muitos prospects e clientes de outros estados também". Aline Moraes, Analista de Marketing da Rhodes.

Estande lotado e negócios concretizados

"A ForMóbile superou todas as nossas projeções e expectativas. Tivemos uma Feira rentável, com visitação de qualidade e muitos negócios fechados. Nosso estande permaneceu lotado todos os dias, e isso é um fator muito importante considerando o momento econômico e político que estamos vivendo. Apostamos tudo neste evento". Marcos Antonio Miller, Diretor Executivo da SCM TECMATIC.

Apesar da crise, movimento fica acima das expectativas

"Nos surpreendemos com o movimento, porque apesar da crise, o número de visitantes foi acima da expectativa . As pessoas estão interessadas em informações sobre produtos, tendências, aplicações e ficamos satisfeitos com isso". Sthevan Scaliante, Gerente de Marketing da Sudati.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais.A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.

ForMóbile 2018

Feira Internacional da Indústria de Madeira e móveis