Tendência do setor moveleiro: consumidor busca participar da criação do móvel

Segundo Flávia Mardegan, uma das palestrantes do Design Fórum Móveis, evento simultâneo àForMóbile, o consumidor escolhe para quem dará o direito de entrar em sua casa e para ter esse privilégio é preciso criar uma nova experiência de marca com ferramentas tecnológicas e atendimento humanizado.

Personalização. Esse é um dos quesitos mais relevantes para quem quer comprar móveis. Para o setor moveleiro, isso significa que o atendimento e a experiência de venda são hoje meios de diferenciação diante de um mercado tão concorrido. “Qualidade e preço também influenciam a decisão de compra, mas o que o consumidor quer mesmo é participar ativamente da criação”, explica a designer e consultora de vendas Flávia Mardegan, uma das palestrantes do Design Fórum Móveis, evento simultâneo à ForMóbile - Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis, que acontece em São Paulo, entre os dias 26 e 29 de julho.

A tendência da ‘co-criação’ tem ganhado força com as ferramentas tecnológicas que surgem a todo momento no setor. É possível projetar uma sala, mudar a cor dos móveis, aprimorar os acabamentos, produzir novas funcionalidades de um objeto, usando apenas um aplicativo. Como é o caso do Simulador de Ambientes da Formica, uma das expositoras da ForMóbile. Disponível para aparelhos mobile dos sistemas Android e IOS, o aplicativo é uma ferramenta que auxilia o público a escolher o laminado mais indicado para cada projeto, permitindo que o usuário faça combinações entre padrões e cores diferentes e visualize o resultado em imagens ambientadas.

Já a Promob Software Solutions, que também estará na Feira, oferece soluções para gestão de fábricas, gestão de loja, produção de móveis e projetos em 3D. Considerada uma grife de softwares para ambientação virtual, a empresa possui ferramentas que otimizam o trabalho de arquitetos, designers de interior, decoradores, indústrias, marcenarias e lojistas. Os softwares da marca são utilizados por mais de 12 mil lojas de móveis e 5 mil profissionais do setor, totalizando mais de 63 mil licenças distribuídas em 37 países.

Diversas outras soluções tecnológicas para aprimoramento da concepção dos móveis, venda e experiência do consumidor estarão em exposição na ForMóbile. Entretanto, Flávia ressalta que é importante não abrir mão da humanização do atendimento, “a tecnologia é uma ferramenta que faz parte do ‘criar uma experiência’, precisamos usá-la para despertar as emoções dos clientes, precisamos entender o que nosso cliente busca, ou seja, quais as razões emocionais que o farão decidir por uma empresa em detrimento de outra. Desta forma, a tecnologia pode ser um meio para despertar estas emoções, uma forma de interação com o cliente”, explica.

A palestra “Provocar uma experiência e vender com resultados”, conduzida por Flávia, acontece no dia 28, às 16h40. Para conferir a programação completa do Design Fórum Móveis,clique aqui.

FORMÓBILE – FEIRA INTERNACIONAL DE FORNECEDORES DA INDÚSTRIA MADEIRA EM MÓVEIS

Local: Pavilhão de Exposições Anhembi – São Paulo

Data: 26 a 29 de julho de 2016

Horário: 13hs – 20hs

Credenciamento – www.feiraformobile.com.br

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais.A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.

ForMóbile 2018

Feira Internacional da Indústria de Madeira e móveis