ForMóbile antecipa as tendências do setor moveleiro

Rusticidade, culto à natureza e móveis multifuncionais despontam como as grandes apostas da indústria; na Feira, visitantes podem conferir espaço que simula apartamento de 30m² otimizado com mobília inteligente.

Rusticidade combinada com elementos modernos, folhagens nas estampas e móveis cada vez mais criativos e multifuncionais. Estas são algumas das tendências que despontam na ForMóbile - Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis, que acontece em São Paulo, entre os dias 26 e 29 de julho. Segundo os expositores, as inspirações vieram tanto das novidades em design e cores apresentadas no Salão do Móvel de Milão quanto da riqueza cultural e biodiversidade do Brasil.

Móveis funcionais e criativos

Com o aumento da procura por apartamentos compactos, praticidade e comodidade passaram a ser itens obrigatórios na concepção de um móvel. Para conseguir aproveitar todos os centímetros possíveis, as marcenarias precisarão de recursos e ferragens funcionais. Pensando nisso, aHäfele, especialista em ferragens e acessórios, recria na ForMóbile um loft de 32m² - simulando um apartamento de um jovem solteiro. A ideia é mostrar como os móveis híbridos podem ajudar o consumidor a viver com conforto em um ambiente tão pequeno. No espaço, há cama escondida, home office inteligente com assentos guardados nas gavetas, cozinha com bancada móvel, TV para todos os ambientes, sofá que vira cama para hóspedes, dentre outras funcionalidades.

Para viabilizar a produção de móveis inteligentes, a Feira reúne também marcas que oferecem acessórios e soluções criativas para os marceneiros. O Grupo Bigfer, por exemplo, tem um sistema de portas de correr coplanares ideais para armários pequenos, já que possibilita total aproveitamento do interior do móvel, inclusive com gavetas internas. Já as dobradiças Intermat permitem aplicações customizadas e ergonômicas. Outra novidade é a linha de Organizadores InnoTech Atira – em plástico, aço ou madeira maciça, são modelos que organizam e atribuem conforto e praticidade aos móveis.

A Blum - empresa especializada em travas, dobradiças, corrediças, entre outros - apresenta sua nova linha de produtos, como o Tip-On Blumotion para Movento (Abertura mecânica Tip-On), Tip-On Blumotion para Tandembox (Folgas pequenas e um grande alcance de acionamento), Cabloxx (sistema de trava para gavetas), Dobradiça Clip top Blumotion em preto ônix, pensados para o melhor aproveitamento funcional dos móveis.

Tampos articulados. Esta é a aposta da Gold News. O articulador Max pode ser aplicado em tampos de mesas de centro, criados mudo ou braços de sofá; esses tampos podem ser articulados e se transformar em um ótimo apoio, que pode ser usado para uma refeição, apoio de lap top ou tablet, livros, revistas, mantendo o usuário no conforto em que estava no seu sofá ou cama.

Se o desafio é ganhar espaço, a Eclisse traz soluções bem inovadoras. Uma delas, a Porta Pivot ERGON, é ideal para ambientes de pequenas dimensões, uma vez que a abertura pode ser feita para ambos os lados, possibilitando ter acesso ou sair do mesmo local simplesmente empurrando a folha para depois fechá-la. Há ainda a Porta Invisível, que fica imperceptível na parede e a Porta Camarão sem dobradiças.

Rusticidade e valorização da natureza em painéis, tecidos e papeis de parede

Seja na textura ou aparência, o culto à natureza está presente em inúmeros lançamentos da ForMóbile. A Duratex, por exemplo, aposta na coleção de painéis em MDF BP e MDP BP que celebram os estilos de morar dos brasileiros, evidenciando as características da madeira por meio da mistura do retrô e do moderno.

Já a Formica traz o laminado M-D22 Chenê Linheiro, que recria os delicados veios da madeira, em uma união do visual rústico com a suavidade do toque, e o L-T56 Vibrant Green, cor que simboliza a natureza viva dentro de cada espaço, permitindo combinações com madeiras escuras.

Com portfólio composto por aproximadamente 50 padrões, a Arauco destaca como a grande novidade os painéis com acabamento inspirado na lâmina natural de madeira, conceituando a essência da sua criação a partir do detalhamento das características e referências multiculturais.

Os veios da madeira ganham destaque na nova coleção da Berneck. O acabamento Rust, por exemplo, valoriza os sinais do tempo, com textura e sensações realçadas pelos veios. Já o compensato Grann resgata o conceito das chapas de compensado e virola, com uma pegada urbana e com referências fortes à sustentabilidade - ideal para móveis e ambientes que buscam inspiração na natureza, em um resgate da beleza natural cheio de bossa e modernidade.

A Sudati Painéis explora o aspecto vintage da madeira. A linha Palladio, por exemplo, apresenta simula desgaste e sua tonalidade metalizada em combinação com a madeira remetem ao cobre envelhecido.

No segmento de papeis decorativos, a Impress Decor lança uma coleção com o mote "I'm", inspirada nas emoções humanas. A linha I'm Trend traz a opção True Nature, tendo a natureza como centro de uma vida harmoniosa, e a Bohemian Chic, um estilo que convida a brincar com cores, formas e influências exóticas, contrastando o passado tradicional e o presente despojado.

Como tendência mundial, a Nobel Tex, referência em tecidos especiais, investe no apelo rústico e natural, com tecidos em viscose, linho, fibras naturais, O toque e o visual ganham grande importância nessa tendência.

A nova coleção de tecidos da Paranatex também indica que os elementos botânicos estão em alta. Algumas opções da linha Olimpo Plus Easy Clean são baseadas em tons e estampas de folhagens, florais, cestaria - que remete a trama das palhas, entre outros. Há folhas verdes, beges, azuis e marrons. Os tecidos são indicados para tapeçaria, móveis estofados, cúpulas de abajur, mesas, pufes, almofadas e para revestimento de paredes.

Na Cipatex, fabricante de revestimentos sintéticos, as folhas ganham destaque, com acabamentos que remetem ao couro, e tonalidades que possibilitam inúmeras combinações e seguem tendências internacionais de decoração. Para ambientes externos, a marca oferece a linha "Corano DT Garden", em estampa digital de folhagens de areca bambu.Serviço

FORMÓBILE – FEIRA INTERNACIONAL DE FORNECEDORES DA INDÚSTRIA MADEIRA EM MÓVEIS

Local: Pavilhão de Exposições Anhembi – São Paulo

Data: 26 a 29 de julho de 2016

Horário: 13hs – 20hs

Credenciamento – www.feiraformobile.com.br

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais.A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.

SERVIÇO

ForMóbile 2018

Feira Internacional da Indústria de Madeira e móveis

Data – 10 a 13 de julho de 2018

Local – São Paulo Expo

Informações – www.feiraformobile.com.br